quarta-feira, 4 de julho de 2007

A Terra – o Planeta Azul …



Imagine que a história do Universo se resume a um ano; que decorreram doze meses entre o Big Bang e hoje!
Nesta escala, o sistema solar e a Terra apareceram a 13 de Setembro, as primeiras manifestações de vida no nosso planeta a 11 de Outubro, os primeiros mamíferos a 26 de Dezembro, os hominídeos às 21h e 45m de 31 de Dezembro, o homem de Neandertal às 23h 57m e o nascimento de Cristo às 23h 59m e 56s.
Já pensou que a pré-história do Homem não representa mais que algumas horas na história do Universo, e a história apenas alguns segundos!
“A Fabulosa História da Terra” – Selecções do Reader´s Digest (adaptado)


A nossa galáxia – a Via Láctea, congrega 100 000 milhões de estrelas, e uma delas é o Sol.
A Terra ocupa a 3ª posição no sistema solar e tal como os outros planetas deste sistema, executa um movimento à volta do sol, demorando aproximadamente 365 dias e 6 horas a fazer o percurso completo – movimento de translação; simultaneamente executa um movimento sobre o seu eixo imaginário – movimento de rotação, com uma duração de 23h e 56m.
O nosso planeta tem uma superfície de 510 000 000Km2,; 70,8% dessa superfície é ocupada por água e 29,2% pelas terras emersas. A água reflecte o azul do céu, e difunde a radiação do espectro solar da banda do azul, por isso a Terra vista do espaço é dominada pelo azul, percorrida por faixas brancas de nuvens!
Perante a imensidão do Universo, a Terra nada mais é que um minúsculo grão de areia numa extensa praia, talvez deserta; mas aqui há Vida, este é o nosso lar, por isso é importante preservar o Planeta Azul!

Nenhum comentário: